CAIXA ECONÔMICA NO FUTEBOL
Liminar suspende patrocínio da Caixa ao Corinthians
O pagamento do Patrocínio da Caixa Econômica Federal ao Corinthians está suspenso, de acordo com uma liminar concedida pela Justiça do Rio Grande do Sul.
Mencionei sobre esse episodio no Programa Minuto Marketing #003 de dezembro/2012- https://soundcloud.com/minutomkt/programa-minuto-marketing-n-2, ao não concordar, com um banco público/estatal investir dinheiro em publicidade com fins comerciais e não educativo e informativo. Acredito que a decisão foi acertada, mas ao mesmo tempo, acho que o Juiz errou em não punir a Caixa com relação ao Figueirense e Avaí, o uso do dinheiro é para o mesmo fim (comercial). Mesmo o Juiz afirmando que o investimento em dois times do mesmo Estado tem conotação de apoio cultural igualitário, na minha visão futebol de cultural não tem nada, futebol é business, enfim.
Agora tenho a plena certeza que o Sr. Itaú tem um dedinho ai, lembrado que o Itaú é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira e será patrocinadora oficial da Copa 2014, é claro que o Itaú tem dedo ai gente!! No ano da Copa das Confederações (2013), um ano pra Copa do Mundo (2014)?? O Itaú iria deixar a caixa aparecer mais que ela no futebol??
Ninguém tira da minha cabeça que a Caixa estava tentando criar uma ação de marketing de guerrilha e emboscada com os principais times e estados que detém futebol no Brasil. A ação foi muito mais para incomodar o Itaú, que qualquer outra coisa, hoje são 4 times patrocinados pelo banco publico são eles: (Avaí, Figueirense, Atletico PR e Corinthians), por muito pouco, o banco fechou com Vitória e Bahia. Reza a lenda que a Caixa está interessada em fechar com Sport e Santa Cruz; Cruzeiro e Atlético MG. Sem contar que muito torcedores irão aos jogos das Copas das Confederações e do Mundo, com a camisa do seu time de coração, principalmente a torcida do Corinthians que os jogos serão em seu Novíssimo estádio e em grande volume. Então pode-se tornar uma ação de marketing de emboscada da Caixa, concordam??
E como a Fifa também não tolera marketing de emboscada, então Itaú e Fifa estão com os dedinhos ai, não tenho dúvidas!
Leonardo Lourenço
www.leonardolourenco.com.br
@leo_lourenco
<a href=”author” href=”https://plus.google.com/u/0/105746785786596573397/”>Leonardo Lourenço no Google+</a>
Leonardo Lourenço
Profissional de Marketing | Pernambucano | Torcedor do Sport Club do Recife Com experiência especificamente em marketing educacional, promocional, pessoal e institucional