Crowdsourcing busca inteligência dentro e fora da empresa
Com os avanços tecnológicos, as redes sociais unindo o mundo e os consumidores e fornecedores cada vez mais interessados em participar do processo das empresas, aparece como tendência e prática o Crowdsourcing, uma maneira colaborativa de se pensar os produtos e criar novas ideias que podem solucionar a necessidade de inovação e atendimento do mercado pelas empresas.
A prática colaborativa, que nada mais é do que a utilização de inteligência e conhecimento coletivos e voluntários – tanto pela internet quanto por meio das redes sociais – o Crowdsourcing também existe fora da web a partir de grupos formados por pessoas de dentro e fora da empresa.
Assim, pensar em conjunto, propor avanços e novidades e discutir coletivamente soluções para qualquer dificuldade, têm sido, na visão de especialistas, uma nova prática para os negócios, que revoluciona o marketing e propõe inovação para as empresas.
Isso porque o atual momento do mercado brasileiro tem propiciado a experimentação à incorporação de novos conceitos voltados às aspirações do consumidor.
Para Carlos Alberto Júlio, empresário, palestrante e professor, a internet já transforma a multidão em fonte de ideias e os conhecimentos inovadores são capazes de otimizar as suas atividades.
“A criação é coletiva no mundo da interatividade, desde que os frutos captados por empresas, pessoas e empreendedores transforme ideias em negócios. Essa é a maior virtude do mundo do Crowdsourcing”, afirma Júlio.
A importância desta co-construção colaborativa, bem como a transformação nas empresas, tem possibilitado a criação de novas ideias e produtos com a economia de recursos. Confira a análise de especialistas que participaram deste evento em São Paulo:
Fernando Cosenza, diretor de inovação e sustentabilidade da Boa Vista/SCPC
O especialista responde às seguintes questões:
- O conceito já altera o modelo de negócios do Brasil?
- Qual é o papel da liderança na aplicabilidade e suporte à co-criação?
- O processo é economicamente viável? E quais setores mais utilizam essa prática?
- A co-criação tem revolucionado o processo de design de novos produtos?
Marina Miranda, sócia da Mutopo
Para a especialista, muitas empresas já utilizam este conceito sem saber mesmo sem destinar a devida importância de envolver parceiros, funcionários, consumidores e fornecedores.
Ela aborda, ainda, um novo olhar para as estratégias das corporações e o modo como é possível criar projetos de sucesso.
- Como pessoas em vários países podem ajudar?
- As pessoas precisam sentir-se parte da empresa?
- O conceito pode ser utilizado por pequenas e médias empresas?
Fonte: Portal HSM
Leonardo Lourenço
Profissional de Marketing | Pernambucano | Torcedor do Sport Club do Recife Com experiência especificamente em marketing educacional, promocional, pessoal e institucional