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Marketing Experencial?

O Marketing Experencial é uma abordagem que explora todos os pontos de contato com o cliente entre as marcas e os consumidores de forma a provocar experiências que permitam uma maior aproximação e fidelização.

Afinal, o que é Marketing Experiencial?

É com certa frequência que ouvimos ou estudamos novas estratégias de marketing. Algumas são amplamente divulgadas e aplicadas, outras nem tanto. Mas o Marketing Experencial é nada mais, nada menos que uma nomeclatura para uma postura que muitas empresas já adotam há anos. Ultimamente vem crescendo aceleradamente, no mundo dos negócios, o apoio a uma tendência que começou a surgir no final dos anos 90, mas que está ganhando uma força fantástica devido a comprovadas garantias de sucesso obtidas por empresas que já aderiram a ela. O Marketing Experiencial visa promover o produto e, ao mesmo tempo, a marca através de uma experiência sensorial, emocional e confortável. Isto confirma que o Marketing Experiencial considera a experiência pessoal do consumidor não apenas como um fator que confirmará sua satisfação em relação ao produto, mas como parte integrante da marca.

O ME (Marketing Experencial é, portanto, uma abordagem que explora todos os pontos de contato com o cliente entre as marcas e os consumidores de forma a provocar experiências que permitam uma maior aproximação e fidelização.

A as tradicionais teorias e metodologias de marketing estão mudando de rapidamente e a tornam-se cada vez menos relevantes, mostrando que é mais importante criar produtos úteis, utilizáveis e apostar na criação de experiências relevantes para os consumidores em momentos relevantes.

O consumidor era tratado como uma empresa, e os produtos apresentados com diferenciais racionais. O próprio consumidor tratou de mudar a situação e preferiu estabelecimentos, produtos e marcas que o tratassem como um ser humano. Os marketeiros tiveram de se adaptar e começaram a criar produtos, campanhas e comunicação que estimulem os sentidos e desperte emoções. Tudo deve ser pensado para uma boa experiência, desde a cor, ergonomia e textura de um produto, até sua comunicação, preço, marca e atendimento no ponto de venda. O resultado foi incrível.

O ME, não só fideliza clientes. Também atrai novos clientes, e com muito menos dinheiro. Isso porque um cliente satisfeito fala em média para 8 pessoas da sua experiência positiva com a empresa e o cliente insatisfeito fala para 22 pessoas da sua insatisfação, além de que custa 5 vezes mais atrair um novo cliente do que manter um cliente atual na soma de todas as estratégias de prospecção e manutenção. Também, em média, 91% dos clientes não compra mais se a marca não o satisfaz, seja ela no âmbito qualitativo, emocional ou experencial.

Resultado: Para qualquer negócio que lida diretamente com o público, o Marketing Experencial é essencial.

Fonte: ETIDEIAS

CASES DE SUCESSO DE MARKETING EXPERIÊNCIAL OU EXPERIMENTAL:
- Eu AMO Porto by Pepsi

- Coca Cola Zero Island

- Linx

Leonardo Lourenço

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Profissional de Marketing | Pernambucano | Torcedor do Sport Club do Recife Com experiência especificamente em marketing educacional, promocional, pessoal e institucional


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