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O RH On-line

Essa vai especialmente para os profissionais de Recursos Humanos, formados, experientes ou em formação como os colegas dos cursos de gestão em RH.

Globalização na década de 80 e 90 era o tema das rodas de amigos, palestras, cursos e temores. Uns acreditavam que esse seria o fim do mundo, “como pode, será que vamos todos falar uma mesma língua ou quem sabe todos seremos controlados por um mesmo líder?” dúvidas e mais dúvidas rodeavam os profissionais e o povo como um todo.

Geração X, Geração Y, Geração Web e tantas quantas forem as gerações oriundas desta globalização, que hoje já não é mais um tabú, mas um prazer. Mais e mais adeptos das informações em tempo real, mais e mais atualizações on-line, mais e mais novidades a aprender e com um tempo espetacularmente curto.

Neste frenesi os profissionais de Recursos Humanos precisam adaptar-se com as ferramentas disponíveis. Não é mais tão incomum empresas utilizarem recursos multimídia para lhes auxiliarem na escolha de candidatos. Entrevistas por telefone, web cam, vídeo conferência entre tantos outras ferramentas já são um cotidiano em algumas organizações.

É claro que nada substitui, nem deve jamais substituir o contato face a face, o olhar e o “feeling” que este contato permite. Porém estas ferramentas facilitam por demais o trabalho dos selecionadores, que por sua vez devem adaptar-se a esta realidade, não tão recente assim.

Nesta mesma linha de pensamento, as redes sociais são um verdadeiro achado. Pesquisar sobre o candidato nas redes, viabiliza análise mais aprofundada do perfil deste que pretender ingressar em sua empresa, sem as barreiras psicológicas que um processo seletivo convencional causa no entrevistado.

Porém é necessário deixar de lado os preconceitos e principalmente entender o propósito do candidato em possuir um perfil on line. É preciso que o RH entenda que na vida “extra-real” e on-line as pessoas demonstram tendências e preferências que nem sempre sinalizam um mal profissional, neste caso o bom senso é a melhor escolha.

Por isso, além de avaliar on-line é fundamental que, off-line, o candidato tenha uma oportunidade de demonstrar quem de fato ele é. Assim, aliando todas as ferramentas, a análise dos futuros contratados poderá ser feita mais precisamente e de forma mais eficaz.

Um conselho pessoal, esteja on-line!

Por Saulo Veríssimo
Gerente comercial da FASE Faculdade
Consultor em Educação Profissional
Experiência em Marketing, estratégia de gestão de vendas com foco em resultados.

Leonardo Lourenço

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Profissional de Marketing | Pernambucano | Torcedor do Sport Club do Recife Com experiência especificamente em marketing educacional, promocional, pessoal e institucional


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