Currículo de Leonardo Lourenço Leonardo Lourenço no Linkedin E-mail de Leonardo Lourenço Feed RSS Leonardo Lourenço no Facebook Leonardo Lourenço no Twitter Leonardo Lourenço no YouTube

Qual o valor da sua marca?

A marca foi durante muito tempo a identificação ou rosto do produto. Hoje existe a consciência de que a marca representa muito mais do que a sua simples identificação. Com o passar dos anos a marca passou a ser algo flexível, móvel, uma representação do próprio tempo.

title=” width=”499″ height=”300″ />

A marca passou a ser acima de tudo o ponto de conexão entre a empresa e seus consumidores. O valor da marca (Brand Equity) nasceu no mercado de capitais a partir do momento em que a marca passou a representar um conjunto de tangíveis e intangíveis da empresa. Antes disso, marca era apenas um ativo considerado pelo mercado financeiro para estabelecer o valor final da empresa.

Porém à medida que a empresa não garantia a sua perenidade e muito menos a sua competitividade os investidores passaram a procurar por outras garantias. Nessa busca, descobriram que o que garantia realmente a competitividade e a rentabilidade da empresa estava no valor percebido por todos os agentes com que a marca se relacionava. Nesse caso, chegaram a conclusão que o nível de satisfação desses agentes determinava seu nível de lealdade e que essa lealdade é que seria a garantia de continuidade, rentabilidade da empresa. Entretanto, o consumidor está exposto a milhares de ofertas. Nesse ponto, o valor da marca (Brand Equity) assume uma importância gigantesca. A gestão da marca (Branding) é quem vai determinar o nível de lealdade (lembrança) que o consumidor terá da marca.  A lealdade é um indicador de valor futuro, entretanto existem também outros indicadores. Agora podemos perceber claramente que propaganda não é tudo. Existem milhares de marcas tentando sobreviver no mercado e algumas apesar de serem muito conhecidas e apesar da propaganda não conseguiram sobreviver. A exemplo das marcas Bamerindus, Gradiente e Vasp.

É necessário dizer que o branding começa na transformação do produto e não na prateleira. Não pedimos marcas, elas existem apenas para satisfazer necessidades e desejos. A marca forte é aquela que consegue satisfazer acima de tudo desejos. Não adianta pensar em bolsa de valores sem antes ter certeza de que a marca será reconhecida, sobretudo pelos investidores. Marcas como Apple, Mcdonalds, Google, Coca-Cola atraem um grande número de investidores porque eles acreditam na capacidade de entrega dessas marcas. Assim não satisfazem apenas necessidades, mas acima de tudo desejos. Nesse sentido, a marca é um bem extremamente valioso. Nesse ambiente, é necessário gerir o intangível, aquilo que está na memória do consumidor. A bolsa de valores não é apenas um trocadilho. É um lugar especial. É um lugar a onde as marcas são reconhecidas, valorizadas. É um lugar a onde a credibilidade é a alma e o espírito da vontade de empreender.

Fonte: AmoMKT

Leonardo Lourenço

facebooktwittergoogle pluslinkedin

Profissional de Marketing | Pernambucano | Torcedor do Sport Club do Recife Com experiência especificamente em marketing educacional, promocional, pessoal e institucional


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>