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As redes sociais e o Marketing Esportivo

As redes sociais se tornaram uma forte realidade no universo esportivo mundial. Ao passo que as ligas européias e norte-americanas desenvolvem um trabalho magnífico de envolvimento com seus fãs, o futebol brasileiro dá sinais que está absorvendo esta importância. Com conteúdos dinâmicos, que conseguem manter seu publico na página e o engaja em diversas plataformas, Corinthians e Santos se destacam.

O Corinthians é o clube que conta com o maior número de fãs no Facebook (1.3 milhão) e com muito mais seguidores no Twitter (664 mil) queclubes de ponta da Europa. Ele disponibiliza fotos exclusivas, notícias do clube, ações de marketing e promoções em sua loja, mensagens de motivação com seus torcedores, informações sobre ingressos e etc.

Já o Santos FC é o clube brasileiro que mais envolve o torcedor na rede. O Peixe faz um ótimo trabalho de convergência das redes, onde elas conversam entre si e mantêm o torcedor atuante em todas. O ponto alto é o seu canal oficial no Youtube.

Traçando um paralelo com os clubes europeus, estamos ainda muito longe. O Barcelona hoje conta com mais de 22 milhões de fãs e tem um perfil muito simples, mas que gera grande tráfego para seu site. Ele posta diariamente notícias do clube, vídeos exclusivos do seu perfil oficial do Youtube (alimentado pelo conteúdo da BarçaTv), informações sobre sua Fundação e loja oficial.

O Manchester United possui mais de 20 milhões de fãs no Facebook. É o clube que mais dá importância ao seu torcedor de fora da Inglaterra. Prova disso, basta ver a mensagem que o United postou no Facebook antes da partida contra o rival Manchester City, no domingo.  Era uma mensagem de incentivo, mas em português. Bacana, não?

Há ainda outras ferramentas muito exploradas lá fora, mas desconhecidas por muitos brasileiros. Na ferramenta de check-ins através do Facebook, o futebol se faz presente, com o estádio de Wembley sendo o mais citado. No Foursquare, ferramenta que indica onde a pessoa se encontra, a torcida do Barcelona lidera.

Não apenas na aproximação, as redes sociais atuam muito antes, na construção do relacionamento com os torcedores. No âmbito comercial, os clubes devem se atentar que ela pode atuar como uma geradora de negócios. Para um exemplo de bom uso da rede, basta analisar o trabalho que está sendo feito pela NFL, que está levando a marca NFL a outros patamares (http://jogodenegocios.blog.terra.com.br/2011/10/19/as-midias-socias-estao-mudando-a-marca-nfl/).

Com bons exemplos por aqui e o uso cada vez mais forte e criativo lá fora, fica a esperança que os clubes brasileiros a utilizem de maneira mais ativa, engajada e criativa. Não basta apenas envolver o torcedor, ter mais seguidores ou “curtidas”. Conhecer, conversar, ouvir o que eles têm a dizer, fará com que os torcedores joguem junto com o clube seja qual for o campo que ele estará.

Fonte: AmoMKT

Leonardo Lourenço

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Profissional de Marketing | Pernambucano | Torcedor do Sport Club do Recife Com experiência especificamente em marketing educacional, promocional, pessoal e institucional


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