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GERENCIAMENTO DE CRISE CASO ADES

Depois que Anvisa determinou a suspensão da fabricação de produtos Ades da Unilever, devido a suspeita de contaminação por produto de limpeza. Certamente o departamento de marketing e assessoria de imprensa da Unilever caíram em campo para gerenciar essa crise principalmente na internet, e começar a operação de gerenciamento de crise e marketing reverso na internet.

Ades-Recall-Anvisa

Uma primeira medida que o marketing da Unilever fez foi não deixar a notícia tomar conta da primeira página do principal buscador mundial (O Google). Pois, seria evidente que os veículos de comunicação entrariam pesados nesse assunto, gerando assim, muito conteúdo, muito tráfego nos sites de notícias e com isso o Google indexaria fácil esse assunto, e consequentemente, o assunto entraria na primeira página e no topo dela, COMO ENTROU.

Ontem, fui buscar no Google a palavra-chave (Ades), os primeiros cinco temas eram destinados ao assunto de forma negativa para a marca. Hoje voltei a acessar o Google e surpreendentemente o site da Ades está em segundo lugar na primeira página do Google.

Mágica? O Assunto esfriou? Claro que não!

A resposta é bem simples no departamento de marketing da empresa, certamente tem uma célula de inteligência para a internet, além de ações off-line, e nessa inteligência digital, certamente tem profissionais capacitados de marketing digital para produzir conteúdo, monitorar, gerenciar crises na Internet e o melhor, tem um cara faixa preta de SEO e de Adword, pois, de forma rápida e ágil, a marca Ades voltou a flutuar entre os dois primeiros assuntos do Google no dia de hoje, quando se busca, por exemplo, palavras-chaves como: (Ades, Suco de Soja, Suco Unilever, Unilever). Observem também quando você digita: Problemas com Ades no Google o primeiro anuncio pago do Google (adword) é a chamada para o Recall Ades www.ades.com.br.

A Fanpage da Ades, que hoje é engajada com mais um 1 milhão de pessoas, também se posicionou rapidamente e respondeu com notas oficiais, mas não deixou de gerar conteúdo relevante com relação a marca. A primeira nota tem mais 850 curtis, 650 compartilhamentos e 230 comentários que conflitam entre positivos e negativos. A segunda nota oficial também apresenta números impressionantes em poucos minutos, são: 54 curtis, 141 compartilhamentos e 128 comentários (positivos e negativos).

OBS: Deixando claro que não estou defendendo a situação desagradável e muito irresponsável da Empresa Unilever/Andes, sou mais um dos milhares de brasileiros revoltados com o acontecimento, pois, minha família também consome produtos Ades.

Estou apenas analisando como Profissional de Marketing e na visão de Marketing, de como devemos ficar antenados ao mercado, saber gerar CONTEÚDO e ao mesmo tempo saber MONITORAR e GERENCIAR CRISES principalmente quando o assunto é internet e suas redes sociais. Estou apenas tentando apresentar aos estudantes e amigos de marketing que estão se formando e que amam essa ciência/técnica que o negócio não é fácil, principalmente quando esse profissional vai trabalhar com Internet.

Rede Social e Internet é muito mais que postar uma fotinha e dar bom dia!

#FicaaDica

Leonardo Lourenço
@leo_lourenco
falecom@leonardolourenco.com.br
leonardo@minutomarketing.com
www.leonardolourenco.com.br

Leonardo Lourenço

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Profissional de Marketing | Pernambucano | Torcedor do Sport Club do Recife Com experiência especificamente em marketing educacional, promocional, pessoal e institucional


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