A Força do Posicionamento
O que faz com que a troca de Marketing seja mutuamente benéfica? O processo de determinar o valor e o preço, que se preocupa em beneficiar tanto o vendedor quanto o comprador. O comprador recebe o pacote de valor, com todos os benefícios que ele está comprando e o vendedor recebe o preço, ou seja, a quantidade em dinheiro referente ao produto. “O que importa é valor, não preço” (LINDGREN, 1998, p.435). Diria o senhor Robert T. Lindgren em seu livro sobre Marketing. A criação deste valor pode ser feita de várias formas e o modo como este valor é passado para o consumidor é a chave para que a empresa encontre o sucesso, ou não.
Por. Prof. Élcio Assis
É sabido que no composto de Marketing, o preço é o único que produz receita, os demais geram custo. Portanto, nada melhor do que focar nas razões que motivam o consumidor a comprar. Nesta questão, existe uma equação que é: os benefícios percebidos divididos pelo preço percebido
é igual a valor. Este valor quanto mais alto, maior o índice de fidelização do produto no mercado. As pessoas estão dispostas a pagar um preço mais alto, desde que enxerguem o valor do produto ou serviço.
Philip Kotler diz em seu livro sobre administração de Marketing que: “A empresa deve decidir onde posicionar seu produto em termos de preço e qualidade” (KOTLER,1998,p. 436).
E este posicionamento é a imagem que a empresa quer que seu produto ou serviço tenha perante o seu target, portanto, a construção desta imagem é feita através de como o produto é percebido, e o lugar que ele ocupa na mente dos consumidores. Existem vários casos em que o posicionamento, ou a mudança dele, resultou em sucesso para a empresa, fortalecimento da marca e, obviamente, em lucro também. Um dos mais famosos seria o dos chinelos Havaianas, onde houve, além de uma melhora na qualidade do produto, aliado à inovação nas cores, um novo posicionamento bem elaborado e executado, que resultou em nada mais do que sucesso.
Obviamente que somente reposicionar, sem ter condições de alcançar o valor desejado na cabeça do consumidor, é pedir para sair do mercado, pois o resultado seria desastroso, criando insatisfação e frustração nos consumidores, o que acabaria com qualquer marca.
Concluindo, o Marketing proporciona ferramentas fantásticas para a construção de uma marca, ou até de uma história, dentre as quais o posicionamento aliado a medidas para criar uma diferenciação entre seu produto e dos outros pode e irá resultar em frutos positivos a serem colhidos em um espaço de tempo a ser determinado.
Fonte: ABPM
Leonardo Lourenço
Profissional de Marketing | Pernambucano | Torcedor do Sport Club do Recife Com experiência especificamente em marketing educacional, promocional, pessoal e institucional