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Marketing não é um Departamento

Na sua empresa tem um DEPARTAMENTO de Marketing?

Sim? Ótimo.

Não? …ótimo também.

Ótimo também?? Como assim?

Departamento-de_Marketing

 

Por Leonardo Lourenço

Marketing não é um “DEPARTAMENTO“. Marketing é um conjunto de atividades, atitudes, posturas e posicionamento que a empresa representada por todo corpo funcional deve apresentar ao mercado. Se na sua empresa não tem um Departamento de Marketing isso não acarreta um problema. Mas afirmo com a plena certeza “apenas tê-lo não é solução”. O comportamento e atividades de marketing ultrapassam e devem ultrapassar sempre esse departamento. Esse dito “comportamento de marketing” deve partir do topo da pirâmide, e de lá sair contaminando as demais bases dessa pirâmide.

Para você que está lendo este texto, e não é da área, explico que marketing ou atividades do Departamento de Marketing não se resumem em apenas: campanhas publicitarias, campanhas promocionais, eventos, patrocínios, anúncios, lançamentos e etc. Tudo isso está dentro do comportamento e das atribuições do marketing, mas fazemos marketing quando estamos também:

Atendemos um cliente no balcão, na recepção da nossa loja ou empresa;
Atendendo o telefone da Empresa;
Respondemos comentários, dúvidas e questionamentos nas mídias digitais;
Enviamos um SMS para o cliente ou aquele futuro possível cliente, agradecendo o contato ou apenas agradecendo a simples visita em nossa loja ou empresa;
Enviamos um e-mail através do domínio da nossa empresa com o SEU NOME como referencia: você@suaempresa.com.br;
Usando o carro da empresa para transitar nas vias e atender um chamada;
Ao procurar entender as demandas, necessidades e desejos do seu consumidor ou daquele futuro possível consumidor o qual chamamos por aqui de prospect;
Emitimos uma nota fiscal ou enviamos uma fatura e etc, ficaria aqui desenhando infinitas possibilidades de se fazer marketing e etc…

“Todo pequeno detalhe operacional que tenha contato direto com o cliente acaba “fazendo” marketing. Tenha certeza que esses detalhes, ainda que pequenos, são MUITO mais importantes que escolher aquele brinde de final-de-ano para seus clientes principais”. André Vargas

ATENÇÃO: Marketing é tão sério e tão importante, que não pode ser responsabilidade apenas do Departamento de Marketing.

Você ai pode estar falando agora: Ah eu sou formada em psicologia e trabalho no DP, e não formada em marketing não entendo disso”.

Ok! Em certo ponto faz sentido, você não tem obrigação de entender das técnicas de marketing, mas tem a obrigação de aceitar e absorver o comportamento e posturas de marketing que são aplicadas na sua empresa. O Departamento de Marketing serve também para isso, para ser o elo entre os departamentos, repassando, orientando e monitorando o chamado comportamento de marketing.

Para encerrar, conto um fato cotidiano em minha casa. Minha esposa é Fisioterapeuta e tem um Studio de Pilates, e todo santo dia lhe falo “Lembre-se que você é uma Fisioterapeuta-Empresaria-Profissional de Marketing, se você se contentar em apenas oferecer o serviço de Pilates, você não manterá seus clientes, e o pior, não captará nossos clientes, deixe de tratar seu Studio como um Studio, passe-o a trata-lo como uma unidade de negócio”. O que quero dizer com isso? Você não precisa ser formado em marketing, para ter postura ou pelo menos interesse em entender as posturas e comportamentos de marketing.

E para os gestores deixo uma dica: Invista em marketing, não necessariamente no Marketing.

Leonardo Lourenço
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Leonardo Lourenço

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Profissional de Marketing | Pernambucano | Torcedor do Sport Club do Recife Com experiência especificamente em marketing educacional, promocional, pessoal e institucional


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